Portal Autárquico Logo

Responsabilidade Social

A Direção-Geral das Autarquias Locais assume o compromisso com os princípios da gestão sustentável. Desenvolve a sua atividade contribuindo para o progresso económico e social da comunidade onde está presente, tendo em conta o seu impacto no meio ambiente, e fomentando as relações estáveis com os seus principais stakeholders. 

A DGAL está vinculada à prossecução do desenvolvimento sustentável, à defesa da legalidade, da transparência e do rigor, bem como à promoção ativa da responsabilidade social, através do estímulo à participação cívica do seus colaboradores, do bom ambiente de trabalho e da conciliação entre a vida pessoal e profissional.


Bem estar organizacional

A DGAL tem como objetivo promover o bem estar dos seus trabalhadores. Neste âmbito têm sido encetados vários contactos que culminaram desde já na assinatura diversos protocolos (com ginásios, farmácia, estabelecimento de restauração e agência de viagens) que garantem a obtenção de condições mais favoráveis para os trabalhadores da DGAL.

 
Na promoção de um desenvolvimento sustentável, assente na promoção da saúde, a DGAL associou-se ao World Medicines Summit. 




Impacto ambiental - Papel por Alimentos
Os Bancos Alimentares iniciaram uma campanha "Papel por Alimentos" com contornos ambientais e de solidariedade no âmbito da qual o papel angariado é convertido em produtos alimentares.

A Campanha "Papel por Alimentos" pretende envolver as Instituições que diariamente se abastecem nos Bancos Alimentares e os voluntários que colaboram, mas também todas as pessoas e entidades que se queiram associar, nomeadamente a administração pública e local.

A Direção-Geral das Autarquias Locais, resolveu participar nesta campanha e assim promover a recolha de papel numa lógica de participação cívica e ambiental, tendo efetuado hoje a primeira entrega de papel.




Segunda entrega de papel. Leia aqui a notícia.

Terceira entrega de papel. Leia aqui a notícia.

Quarta entrega de papel. Leia aqui a notícia.

Quinta entrega de papel. Leia aqui a notícia.

Sexta entrega de papel. Leia aqui a notícia.

Sétima entrega de papel. Leia aqui a notícia.


Impacto Ambiental - Green Cork

O GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, que tem como objetivo não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas, também, com o seu esforço de reciclagem, permitir o financiamento de parte do Programa "CRIAR BOSQUES, CONSERVAR A BIODIVERSIDADE", que utilizará exclusivamente árvores que constituem a nossa floresta autóctone, entre as quais o Sobreiro.

Em termos gerais, este projeto pretende ajudar o ambiente de três formas:

• Contribuir para a redução de resíduos enviados para aterro sanitário;
• Defender a rolha de cortiça como produto plenamente ecológico;
• Contribuir para a plantação de espécies autóctones através do retorno da recolha de rolhas.
No sentido de fomentar a sustentabilidade ambiental, esta Direção-Geral abraçou esta iniciativa junto dos seus colaboradores, ao proceder à recolha das rolhas de cortiça, usadas. No dia 15 de dezembro, procedemos à entrega das rolhas, no balcão de Apoio ao Cliente do Continente.

Ação de Solidariedade

O Natal aproxima-se a passos largos e muito se tem falado sobre como será esta época do ano, habitualmente tão festiva e esperada por todos nós, num momento em que o país ainda luta ferozmente contra a pandemia da Covid-19.

Devido à atual situação, foram inúmeros os novos pedidos de apoio por parte das famílias e por todo o país, encontram-se cada vez mais novos sem-abrigo, muitos deles jovens que ficaram sem teto, sem posto de trabalho ou com redução significativa dos seus rendimentos.

Nesta Direção-Geral, tornou-se tradição, a troca de prendas com o amigo secreto. Neste ano atípico, em que não nos podemos abraçar, beijar ou simplesmente estarmos reunidos a apreciar uma bela refeição, pedimos aos nossos colaboradores que o valor da prenda do amigo secreto fosse convertido em bens alimentares de longa duração (arroz, massa, leite, enlatados, bolachas) para doar a famílias que devido à pandemia estão ainda mais vulneráveis.

Escolhemos ajudar a Igreja de Santo António à Sé, por ter conseguido manter sempre o Pão dos Pobres, com distribuição de pão, leite, algumas mercearias, duas vezes por semana a 120 famílias carenciadas.

No dia 15 de dezembro procedemos à entrega do donativo angariado junto dos colaboradores da DGAL, na Igreja de Santo António à Sé, acreditando que o nosso gesto mesmo que pequeno fará a diferença na mesa de algumas famílias.  

Movimento Unidos Contra o Desperdício

 

Esta Direção-Geral aderiu ao Movimento Unidos Contra o Desperdício a 22 de outubro de 2020, lançando o repto aos 308 municípios de Portugal.


Esta iniciativa da sociedade civil, que nasceu a 29 de Setembro de 2020 (Dia Mundial de Consciencialização para as Perdas e o Desperdício Alimentar, instituído pelas Nações Unidas), tem o Alto Patrocínio do Presidente da República, congregando um número já considerável de entidades públicas e privadas, que se assumiram, como Parceiros Fundadores ou têm vindo a associar-se como Parceiros Operacionais, Parceiros Comunicadores e Parceiros Aderentes, grupo onde se enquadra esta Direção-Geral e onde consta a participação dos municípios aderentes ao Movimento.


Leia aqui

 

 


Subsetor da Administração Local
Copyright © 2014 - 2021 DGAL | Direção-Geral das Autarquias Locais
Avisos Legais | Ficha Técnica | Escreva-nos