Esta Direção-Geral associa-se à “Terra Treme”, uma iniciativa de âmbito nacional de sensibilização para o risco sísmico promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e que se realizará no dia 5 de novembro, pelas 11h05 horas.
Este exercício público enquadra-se na Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva e visa capacitar os cidadãos para saber como agir em caso de sismo. O exercício tem a duração de apenas um minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os três gestos que salvam vidas: baixar, proteger e aguardar.
Os interessados podem participar individualmente ou em grupo, em qualquer local onde se encontrem. Para que seja possível acompanhar os participantes, deve ser feito o registo no site criado para o efeito. Atenta a situação pandémica associada à COVID’19, importa sublinhar que a realização destas iniciativas deve obedecer às orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
O objetivo do exercício é contribuir para o incremento de uma sociedade mais segura e resiliente às catástrofes.
No âmbito da preocupação da cidadania e da participação cívica, e por forma a alertar para o risco sísmico e para a importância dos comportamentos a adotar e que podem salvar vidas, remetemos em anexo documentação com os procedimentos a adotar antes, durante e depois de um sismo.
Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a sismos, pelo que é fundamental conhecer os procedimentos a adotar antes, durante e depois de um sismo.
No sentido de poderem verificar se já sabem algumas das regras, podem preencher o questionário que demorará apenas 1 minuto do vosso tempo!