A Direção-Geral das Autarquias Locais é, desde 2019, instituição
aderente da Campanha “Papel por Alimentos”.
A Campanha "Papel por Alimentos" é uma ação promovida pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, com contornos ambientais e de solidariedade: todo o papel recolhido é convertido em produtos alimentares a distribuir pelos mais carenciados.
O valor obtido pela venda do papel a operadores de resíduos certificados, é convertido pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome em produtos alimentares básicos para distribuir localmente.
Desde 2019, todo o papel recolhido na DGAL, em condições de reciclagem, é doado ao Banco Alimentar, o qual converte o peso de cada entrega em alimentos a doar às associações apoiadas.
Saiba mais sobre esta campanha em "Papel por Alimentos". O seu papel é essencial!.
Leia sobre a nossa primeira entrega, em julho de 2019
Leia sobre a nossa entrega mais recente, na nossa secção de notícias
O GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, que tem como objetivo não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas, também, com o seu esforço de reciclagem, permitir o financiamento de parte do Programa "CRIAR BOSQUES, CONSERVAR A BIODIVERSIDADE", que utilizará exclusivamente árvores que constituem a nossa floresta autóctone, entre as quais o Sobreiro.
Em termos gerais, este projeto pretende ajudar o ambiente de três formas:
• Contribuir para a redução de resíduos enviados para aterro sanitário;
• Defender a rolha de cortiça como produto plenamente ecológico;
• Contribuir para a plantação de espécies autóctones através do retorno da recolha de rolhas.
No sentido de fomentar a sustentabilidade ambiental, esta Direção-Geral abraçou esta iniciativa junto dos seus colaboradores, ao proceder à recolha das rolhas de cortiça, usadas. No dia 15 de dezembro, procedemos à entrega das rolhas, no balcão de Apoio ao Cliente do Continente.
Esta
Direção-Geral aderiu ao Movimento Unidos
Contra o Desperdício a 22 de outubro de 2020, lançando o repto aos 308
municípios de Portugal.
Esta iniciativa da sociedade civil nasceu a 29 de Setembro de 2020 (Dia Mundial de Consciencialização para as Perdas e o Desperdício Alimentar, instituído pelas Nações Unidas) e tem o Alto Patrocínio do Presidente da República.
Este movimento congrega várias entidades públicas e privadas, que se assumiram como Parceiros Fundadores ou que têm vindo a associar-se como Parceiros Operacionais, Parceiros Comunicadores e Parceiros Aderentes, grupo onde se enquadra esta Direção-Geral e onde consta a participação dos municípios aderentes ao Movimento.