Portal Autárquico Logo

Áreas Metropolitanas e Comunidades Intermunicipais


Nos termos do n.º 2 do artigo 238.º da Constituição da República Portuguesa, o regime das finanças locais é estabelecido por lei e visa a justa repartição dos recursos públicos pelo Estado e pelas autarquias locais e a necessária correção de desigualdades entre autarquias do mesmo grau.

 

A participação das áreas metropolitanas e comunidades intermunicipais nos impostos do Estado encontra-se definida no artigo 69.º da Lei n.º 73/2013, de 3 de setembro, na sua atual redação (Lei que estabelece o regime financeiro das autarquias locais e das entidades intermunicipais). 


Tendo em conta a estabilidade orçamental prevista na lei de enquadramento orçamental, aprovada pela Lei n.º 91/2001, de 20 de agosto, na sua atual redação, o montante a transferir para as áreas metropolitanas e comunidades intermunicipais em 2024, é fixado em € 11 106 004, constando o montante a atribuir do Mapa "Transferências para as entidades intermunicipais" anexo à Lei n.º 82/2023, de 29 de dezembro, que aprova o Orçamento do Estado para 2024 - LOE/2024.

 


Mapa Transferências AM_CIM - OE 2024 

 


 
ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA

 

A Lei n.º 52/2015, de 9 de junho, atribuí à Área Metropolitana de Lisboa (AML) competências de autoridade de transportes, as quais são acompanhadas dos recursos financeiros adequados ao desempenho daquelas funções. A LOE/2024, prevê no seu artigo 176.º, que o montante global das transferências para a AML para o desempenho destas funções é de € 43 131 581.

 

Esta transferência é financiada, por ordem sequencial e até esgotar o valor necessário, por dedução às transferências para cada um dos municípios integrantes da AML provenientes:


          a)    Do FEF;
          b)    De participação variável do IRS;
          c)    Da participação na receita do IVA;
          d)    Da derrama de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC);
          e)    Do imposto municipal sobre imóveis (IMI).


A dedução das receitas provenientes da derrama de IRC e do IMI prevista no número anterior é efetuada pela AT e transferida mensalmente para a DGAL.




Transferências AML - OE 2024

 


Copyright © 2014 - 2024 DGAL | Direção-Geral das Autarquias Locais
Avisos Legais | Ficha Técnica | Escreva-nos